ANO NOVO: TRAÇANDO ESTRATÉGIAS PARA O PROJETO "SHAPE 2011"

Tradução:O corpo de Bud está em boa forma; é a cabeça dele que precisa trabalhar.

 

               Toda vez que entramos na reta final de um ano, é comum começarmos a aproveitar os dias para elaborar alguns planos para o ano seguinte: ficar mais prósperos, trocar de casa, trocar de carro, ficar mais saudável, rezar para que os impostos não acabem com todo dinheiro ganho, entre outros. Um desses "outros" é melhorar a forma física, objetivo esse ligado muito mais a fins estéticos do que a melhora ou manutenção da saúde. O problema é que muitas pessoas traça metas muito difíceis e, depois que passa a empolgação inicial, se deprimem e abandonam seu projeto, voltando a pensar nele apenas no fim do ano, formando um círculo vicioso inacabável. O que fazer então para traçar perspectivas realistas e viáveis? Tomarei aqui a liberdade de dar algumas sugestões que sempre dão resultados mas que poucas pessoas seguem:

 

 

1 - CONSULTE UM NUTRICIONISTA

 

              Por tudo que é mais sagrado, PARE de tentar seguir dietas malucas e altamente restritivas que estão explicadas em revistas de R$ 1,99! A perda de peso provocada por dietas altamente restritivas (seja em número de calorias ou seja retirando algum nutriente da alimentação) é ilusória. Você só estará emagrecendo de verdade se perder gordura corporal. Se você perder peso demais fazendo uma dieta maluca, o seu peso retornará para você no famoso "efeito sanfona". Para perder peso com qualidade, sem correr o risco de ganhá-lo de volta, faça um reeducação alimentar com uma dieta elaborada por um Nutricionista (formado, com registro no respectivo órgão competente). Quem perde peso com qualidade não sente fome, cansaço e nem depressão; a perda de peso saudável deve ser de mais ou menos meio quilo por semana (esse número pode ser maior se você estiver com obesidade mórbida).

 

2-FAÇA ATIVIDADE FÍSICA (de preferência, bem orientada)

 

              Nesses anos todos treinando pessoas, uma coisa se tornou clara para mim: a atividade física, aliada a uma alimentação correta, são as duas chaves para atingir um corpo saudável e belo (isso é comprovado cientificamente). Outra coisa que se tornou mais clara ainda foi a seguinte: A ATIVIDADE FÍSICA TEM QUE SER PRAZEROSA. Não adianta ver na TV que correr faz bem para saúde e emagrece e querer sair correndo por aí; ou ver que alguém tem um belo físico porque faz musculação. Você deve procurar uma atividade que lhe proporcione satisfação, pois assim ficará mais difícil você abandoná-la. Só gostaria de deixar aqui algumas dicas:

a) As atividades aeróbias promovem um bom gasto calórico (de acordo com a intensidade do treinamento), e melhoram a condição cardíaca e vascular; a musculação também propicia um bom gasto calórico, devido ao aumento da massa muscular (aumentando esta, você aumenta seu metabolismo; já escrevi sobre esse tema em outros posts, é só procurar). Na medida do possível, eu faria os dois, pois creio que são atividades complementares.

b) Procure orientação correta para treinar. Não saia por aí treinando a partir do que viu na Internet ou através de sugestões de leigos. Esse blog deu sugestões que considero essenciais para contratar um personal: http://nutritips.blog.uol.com.brarch2010-12-19_2010-12-25.html. Se você não tem $ para contratar um personal, contrate um profissional de Educação Física para que elabore uma planilha de treinamento para você e, na medida do possível, o acompanhe no primeiro dia de treinamento (eu faço isso com algumas pessoas e com muitas deu tudo certo). EXIJA, na academia ou clube ou de qualquer um que esteja lhe passando treino o número do CREF (CREF é Conselho Regional de Educação Física). O número do CREF identifica o profissional e qual a sua formação; se for contratar um personal, além desse número no CREF, exija uma cópia de seu currículo. Citando um exemplo básico, você passaria em consulta com um médico não formado, que ainda estivesse estudando? Creio que em Educação Física é preciso ocorrer o mesmo.

 

3 - CONSULTE UM MÉDICO

 

             Se for possível, faça um check-up com seu médico de confiança. Às vezes, qualquer glândula funcionando de forma inadequada faz com que seu organismo não esteja apresentando os resultados esperados. Exames prévios permitem que você ingresse de maneira tranquila em um programa de treinamento + reeducação alimentar.

 

4 - MOTIVE-SE!

 

             Nada do que escrevi anteriormente é possível sem motivação. Você não será capaz de trabalhar bem, ter um bom relacionamento afetivo, lidar bem com amigos e parentes, ou fazer qualquer coisa se não estiver motivado para isso. Analise você mesmo: por que gostaria de mudar seu shape? Melhorar a saúde? Tornar-se mais atraente? Sentir-se melhor com você mesmo(a)? Tornar-se mais confiante? Fica mais fácil traçar uma meta se você sabe responder essas perguntas. Aqui também tenho alguns "pitacos" sobre o assunto:

1 - O que quer que te motive, deve ser para agradar a você mesmo. Sei que isso soa um pouco egoísta mas é a pura verdade. Pensar em malhar para agradar o(a) companheiro(a) ou tentar impressionar um futuro relacionamento é, em 99,99% dos casos, embarcar em um barco furado.

2 - Olhe-se no espelho ao acordar e pouco antes de ir dormir e mentalize claramente o que deseja: lembre-se dos fins, e não dos meios; quando você compra um automóvel muito caro, está procurando mais conforto ou simplesmente ostentá-lo diante de seu grupo de convívio? Pense nisso.

3 - Afaste-se de pessoas negativas. Muitas vezes, estamos com o nível de autoconfiança "lá no pé" e uma simples declaração negativa de uma pessoa próxima é suficiente para diminuir nosso ímpeto na busca de um objetivo. Prefira conversar com pessoas "para cima", motivadoras e que desejem realmente te ver bem.

4 - Por mais prazerosa que seja a atividade física que você escolheu, é preciso treinar de verdade. Não se matricule na academia para se olhar no espelho a cada série ou apenas para satisfazer seu intelecto dizendo a si mesmo que está treinando. Alimente-se corretamente, durma bem e, se tiver companhia para treinar (esposo (a), namorado (a), amigo(a)) é melhor ainda (a menos que essa pessoa tenha ido com você à academia para te vigiar, aí não dá certo).

                  Bom, essas foram algumas dicas (a maioria delas revisitada) que queria deixar para vocês. Espero que todos os leitores tenham um 2011 de sucesso, paz, saúde e prosperidade! Para contato, acessem meu e-mail: ternakis@yahoo.com.br. Eu leio e respondo todos (demoro de vez em quando, mas peço que me desculpem por isso: minha vida é bastante atribulada). Até o próximo post!

 


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Saúde e beleza, Esportes, Jogos
Visitante número: